Comunicado aos novos bolsistas do PPGHIS-UFOP

Comunicado sobre os novos bolsistas do PPGHIS-UFOP

Reunida no último dia 22 de fevereiro, a Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação, composta dos Professores Sérgio da Mata (Coordenador), Andréa Lisly (representante da Linha 1), Mateus Pereira (representante da Linha 2) e Jefferson Queler (representante da Linha 3) aprovaram a lista abaixo discriminada, guiando-se pela resolução - disponível na página do PPGHIS - que norteia a sistemática da distribuição das bolsas.

A liberação final dos resultados, todavia, não se dá imediatamente posto que os contemplados devem ser consultados previamente pela secretaria e eventualmente declinar, caso tenham contrato de trabalho ou outras atividades profissionais incompatíveis com as regras estabelecidas pelas agências de fomento e pela própria UFOP. Pode ainda acontecer que alunos de diferentes linhas, com a mesma colocação no processo de seleção no interior da respectiva linha, possam viver situações diferentes no que diz respeito ao ser ou não agraciado com uma bolsa de estudo. Em outras palavras, não há como garantir previamente, por exemplo, que os segundos colocados de cada linha serão contemplados.

A comissão se depara com inúmeras variáveis, e que incluem um "passivo" em relação a turmas dos anos anteriores. Fez-se o possível para minimizar os efeitos que o déficit crônico de financiamento de nossos programas de pós-graduação sobre as nossas atividades e as justas expectativas do corpo discente. Felizmente, a liberação das bolsas da 1a. turma do doutorado (2013) permitiu satisfazer as demandas da turma de 2017 e também amenizar distorções nas turmas de 2015 e 2016, que viviam uma situação bastante precária neste particular.

Esclarecimentos suplementares podem ser buscados na resolução acima mencionada e, caso o/a discente não se sinta suficientemente informado/a, pessoalmente junto à Coordenação do programa.

BOLSAS CAPES

DOUTORADO

Lívia Vargas González (OEA)

Vanessa Teixeira