Programa de Pós-Graduação em Historia
Universidade Federal de Ouro Preto

Apresentação

Histórico e Objetivo

O Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto foi criado em 1980, quando do estabelecimento do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, terceira unidade acadêmica da UFOP. Desde sua implantação, caracteriza-se pela origem institucional diversificada de seus docentes e por sua íntima vinculação com a pesquisa.

Assim, já em seus primeiros momentos, buscou o DEHIS consolidar-se da melhor forma buscando um curso de graduação de excelência. O apoio e o incentivo ao Bacharelado em História, vale dizer, a aposta na formação de profissionais de História capacitados a produzi-la e não, meramente, a repeti-la, foram as motivações básicas que levaram à criação do "Laboratório de Pesquisa Histórica", desde a primeira fase de implantação do DEHIS. Este centro de pesquisas desenvolveu e desenvolve inúmeras atividades e, numa fase em que não era fácil a obtenção de bolsas de iniciação científica, buscou carrear recursos dentro da própria instituição visando ao indispensável treinamento dos estudantes do Departamento. Os resultados não se fizeram esperar e, logo, traduziram-se na produção de inúmeras "Monografias de Bacharelado", requisito suplementar para a colação de grau do Bacharel em História e que registra o resultado de uma atividade de pesquisa.

O Dehis promove também a publicação da LPH Revista de História, que conta com corpo editorial nacional, aberta a quaisquer participantes e que vem publicando artigos, anais e outros trabalhos de grande significação, já em seu décimo terceiro número. A participação de estudantes bolsistas no processo de produção da revista tem sido outra fonte de enriquecimento acadêmico para nossos estudantes de graduação.

Objetivo:

Todos esses fatores se mostraram decisivos para a aprovação, pela CAPES, em novembro de 2006, do Mestrado Acadêmico em História do DEHIS/UFOP.

Contribuir com a melhor qualificação de recursos humanos na área de Ciências Humanas e Sociais;

Formar docentes para atuarem no ensino superior e em instituições ligadas à pesquisa e/ou à preservação da memória, tanto públicas quanto privadas;

Aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade para executar pesquisa histórica.

Auxiliar na implementação de políticas públicas ligadas às áreas da pesquisa, da preservação do patrimônio histórico e cultural; Aprimorar o ensino de graduação por meio da capacitação qualificada do corpo docente e do incentivo à pesquisa;

Divulgar a produção acadêmica produzida tanto no âmbito específico do programa de pós-graduação, quanto aquela produzida nos demais centros de pesquisa do Brasil e do exterior;

Constituir-se em espaço de aglutinação de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com